Salada de cenoura assada com crocante de laranja + Os “blogues vão à horta” / Roasted carrot salad with orange crumb + a very special weekend

(for the English version please scroll down)

O fim-de-semana passado rumei a Sul, mais precisamente até à Quinta Seis Marias perto de Lagos. Acordei cedinho, como sempre, e fui brindada com um nascer do sol lindo na Lezíria, um disco vermelho, crescendo em pinceladas rosa e amarelas, a fazer o mundo bonito e a acordar os pássaros. Gosto muito do Sul, para mim sul escreve-se com sílabas de espaço e de luz. Por isso todas as razões são boas para descer latitudes. Mas desta vez tinha uma razão muito boa: um convite. Um convite muito especial.

12

Há umas semanas o Pedro da Mercearia Bio (que sendo do Norte se rendeu ao Sul) convidou-me para um evento que estava a organizar com a querida Joana do blogue Entre Tachos e Sabores. O Pedro falou-me em juntar bloggers numa cozinha de uma quinta biológica, apanhar legumes da horta, cozinhar em conjunto, e claro que a minha resposta foi sim. Nem podia ser outra, como dizer que não a ir ao Algarve, conhecer pessoas que partilham o mesmo amor por esse sítio de dar alento que é a cozinha, ficar numa quinta biológica e colher os alimentos que iria cozinhar?! Ainda por cima iria conhecer a Joana do Entre Tachos e Sabores e a Luísa da Sardinha Fora da Lata com quem há meses andava já a trocar mensagens nas redes sociais. Conheci ainda a Joana do Doçuras ou Travessuras que tal como a Joana e a Luísa são pessoas boas, pessoas bonitas e de sorrisos que se entranham.

13

Creio que se nota que voltei de coração cheio. Foi uma experiência de ficar na memória na gaveta das coisas boas, das coisas que se acarinham. Infelizmente entre o entusiasmo de conhecer a Fátima da Quinta Seis Marias com a sua energia contagiante e à vontade desarmante, mostrando-nos a quinta e tudo o que amorosamente faz nascer da terra, com a boa onda da equipa da Mercearia Bio e com a azáfama de estar numa cozinha cheia preparando pratos, conversando e rindo, não tirei fotografias nenhumas. Parece mentira, mas é verdade. Guardei tudo na memória mas nada na máquina. Felizmente tivemos muitos paparazzi que garantiram a reportagem fotográfica, estas aqui em baixo são da Luísa e do João e acho que deixam transparecer bem o bonito que foi o dia!

8

No dia seguinte acordei com o sol e tive o privilégio de passear na Quinta na calma do dia que começava devagar. Ver o sol a brilhar nas gotas de orvalho, e a luz dourada a fazer as coisas douradas, ter por companhia um dos irresistíveis gatos da Fátima, tudo coisas de fazer bem à alma. E desse passeio sim tenho fotografias e deixei-vos umas para se inspirarem e rumarem a sul para conhecer a Quinta das Seis Marias e a Mercearia Bio logo ali em Portimão.

1

Não poderia voltar se trazer comigo alguns daqueles legumes e frutas deliciosos que já tinha provado no dia anterior, muito menos ainda poderia não trazer umas incríveis cenouras roxas típicas do Algarve que, felizmente, graças à agricultura biológica e aos agricultores que acreditam na importância de preservar a diversidade de sementes e culturas estão a voltar a marcar presença em muitas mesas. As que trouxe foram apanhadas por mim o que me deixou com uma dose extra de orgulho e inspiração.

E como este artigo já vai longo falemos da receita desta semana, sim? O centro da receita estava desde logo decidido: as cenouras. E como estamos no Outono não as queria cruas mas sim assadas. Lembrei-me logo de uma receita que há muitos anos vi num livro do Jamie Oliver que usava cenouras assadas e abacate numa salada e pensei que era mesmo esse o caminho. Para completar a estória em alegria, a laranjeira dos meus pais começou a dar-nos laranjas deliciosamente sumarentas e soube logo que elas também teriam de entrar na receita. Porque cá para mim o que é da época normalmente funciona bem em conjunto.

8

4

Assim trago-vos uma salada muito fácil de fazer e que de forma também simples a podem compor para ficar cheia de pinta e servirem a alguém especial, a começar por vocês mesmos porque vale sempre a pena fazer bonito e tornar a refeição numa festa para os sentidos todos. As cenouras assadas com os cominhos são conjugadas com o abacate, a frescura da rúcula, o crocante do pão e das amêndoas torradas com aroma a laranja e uns chips da rama da cenoura, tudo isto ligado por um molho para lá de saboroso de alho assado e laranja! Um festim!

Podem servir como entrada ou se a quiserem transformar numa refeição mais substancial deixo-vos a receita de um puré de feijão rápido que liga muito bem com a salada. Podem servir o puré ao lado como fiz aqui ou servirem o puré no centro do prato e a salada por cima. De qualquer maneira vão ver que vai valer a pena e que acabarão a refeição com um sorriso.

Feliz Novembro para todos e já sabem, deixem o vosso comentário, partilhem, conversem comigo, gosto tanto de saber a vossa opinião.

3

Ingredientes

(para 2)

  • 300gr de cenouras (coloridas se possível)
  • 4 dentes de alho
  • 1 ½ laranjas
  • 1 abacate
  • ½ colher de chá de cominhos
  • 1 mão cheia de rúcula
  • 1 mão cheia de rama de cenoura (opcional)
  • 1 fatia de pão duro
  • 8 amêndoas
  • ½ limão
  • Azeite
  • Sal e pimenta preta

Pré-aquece o forno a 200º. Lava muito bem as cenouras, parte as maiores em quartos longitudinalmente e as mais pequenas ao meio ou inteiras. Coloca as cenouras num tabuleiro de forno temperadas com os cominhos, uma pitada de sal e um fio de azeite, juntamente com os alhos e a laranja cortada ao meio (virada para baixo). Leva ao forno durante, aproximadamente, 50 minutos.

Entretanto prepara o crocante. Num picador ou processador de alimentos coloca a fatia de pão sem côdea, as amêndoas, raspa da ½ laranja, uma pitada de sal, uma pitada de pimenta e 2 colheres de chá de azeite. Pica até ficar em migalhas. Leva ao forno até ficar crocante (uns 5 a 10 minutos). Prepara também os chips de rama de cenoura, regando a rama em pedaços com um fiozinho de azeite e levando ao forno por 5 minutos. Reserva.

Quando as cenouras estiverem prontas, tira do forno e prepara o molho. No copo da varinha mágica coloca o sumo da laranja assada (usa uma pinça para espremer), o interior dos alhos assados, 1 colher de chá de sumo de limão, 2 colheres de sopa de azeite, 1 pitada de sal. Passa com a varinha mágica para emulsionar.

Descasca o abacate e corta em tiras, regando logo com um bocadinho de sumo de limão.

Para empratar a salada empilha as cenouras com o abacate, a rúcula, rega com o molho e por cima coloca o crocante e as chips da rama da cenoura.

Puré de feijão manteiga

Ingredientes

  • 300gr de feijão manteiga cozido
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • 1 pitada de pimenta de caiena
  • 70ml de água quente
  • Sal
  • 1 colher de chá de ghee ou azeite

Numa frigideira refoga a cebola e o alho picados no ghee. Tempera com sal e a pimenta de caiena. Junta o feijão, envolve na cebola e junta depois a água. Deixa ferver uns 10 minutos. Podes deixar assim ou passar com a varinha para um puré mais uniforme.


Roasted carrot salad with orange crumb + a very special weekend

Last weekend I headed south, precisely to Quinta Seis Marias near Lagos in the Algarve. I woke up early as usual and was blessed with a beautiful sunrise over the plane, a red disk, rising with pink and yellow strokes, making the world beautiful and awakening the birds. I love South, for me South is written with space and light syllables. Therefore all reasons are good to lower my latitude. But this time I had a great reason: an invitation. A very special invitation.

9

A few weeks ago Pedro of Mercearia Bio (as organic grocery on the Algarve) invited me for an event they were organizing with dear Joana from the blog Entre Tachos e Sabores. Pedro told me the idea was to gather bloggers in the kitchen of an organic farm, picking vegetables and cooking together, so you bet I said yes. How could I say no to going to the Algarve, meeting people with the same love for the heartwarming place that is the kitchen, staying in an organic farm and hand picking the vegetables I would then cook?! Plus I would get to meet Joana from Entre Tachos e Sabores and Luísa from Sardinha fora da Lata both of who I had been getting close through social media. I also got to meet lovely Joana from Doçuras ou Travessuras that as Joana and Luísa are wholesome, beautiful people with honest and warming smiles.

I think it shows that I came back with a full heart. It was a memorable experience. Sadly with the excitement of meeting Fátima from Quinta Seis Marias with her contagious energy and welcoming smile while she would show all things she lovingly grows; the good vibes of Mercearia Bio‘s team;  the hustle of a full kitchen, with many hands preparing dishes, chatting and laughing, I completely forgot of taking pictures. I kept everything on my memory but nothing on my camera. Luckily there were people documenting the event and I’m sharing with you some of the photos taken by Luísa and João, bless the paparazzi!

The following day I woke up with the first rays of sun and had the privilege of going for a walk in the property in a very slow and quite Sunday morning. Seeing the sun shining on the drops of morning dew, the golden light of the rising sun, the company of one of Fátima’s irresistible cats, are all moments I cherish. During the walk I did take some photos and I’m sharing some with you to inspire you to go discover Quinta Seis Marias and Mercearia Bio on close by Portimão.

Of course I couldn’t return home without some of the delicious veggies and fruits I had tasted the day before, specially a variety of purple carrot typical from the Algarve that thanks to organic farmers is showing up in a lot more tables.  The ones I brought were picked my me which made me extra proud and inspired.

And since this post is getting long shall we talk about the recipe? The focus of the recipe was decided immediately: the carrots! And since its Autumn I didn’t want to use them raw but roasted. I immediately remembered a recipe that I saw years ago on Jamie Oliver book that used roasted carrots and avocado in a warm salad and I decided that was the way to go. To complete the dish happily my parents orange tree just started giving the first oranges of the season an you bet those would be on the recipe too. Because if things are in season together there’s a good chance they’ll taste great together too.

So I have for you a very easy to make salad that you can put together in a nice way and serve it to someone special. And by someone special it can be just you because it’s always worth it to make something beautiful and transform a meal in a fest for all the senses. The carrots are roasted with cumin that along with the creaminess of the avocado, the freshness of the rocket, the crunchiness of the carrot tops and the crumbs with a delightful orange aroma, all brought together by an amazing roasted garlic and orange dressing truly are a party on your taste buds!

You can serve it as a starter or if you want to make it into a more substantial meal I got you a recipe for a quick butter bean puree that goes amazingly with the salad. You can serve the puree on the side as I’ve done here or smear it on the center of the plate and pile the salad on top. Either way you’ll finish the dish smiling, promise!

Happy November for you all and leave me your comments, share, ask me questions, I love to know your opinion.

Ingredients

(for 2)

  • 300gr of carrots (different colors if possible)
  • 1 ½ orange
  • 1 avocado
  • ½ tsp of cumin seeds
  • 1 handful of rocket
  • 1 handful of carrot greens (optional)
  • 1 slice of stale bread
  • 8 almonds
  • ½ lemon
  • Olive oil
  • Sea salt and black pepper

Preheat the oven to 200ºC. Wash the carrots, cut the bigger ones in quarters lengthwise and half or leave whole the smaller ones. Lay the carrots on an oven tray seasoned with the cumin, a pinch of salt and a drizzle of olive oil, along with the garlic cloves (skin on) and the orange cut in half (cut side down). Roast for about 50 minutes.

Meanwhile prepare the orange crumb by blitzing in a food processor the bread slice (remove the crust if too hard), the almonds, zest of the ½ orange, a pinch of salt, a pinch of black pepper and 2 tsp of olive oil. Process until you have small bread crumbs. Bake in the oven until crunchy (5 to 10 minutes). Also prep the carrot top chips by cutting the greens into smaller pieces, drizzling a little bit of olive oil on them and roast in the oven for 5 minutes.

Once the carrots are ready, remove them from the oven and prepare the dressing. In the hand blender cup add the juice of the roasted orange (use thongs to squeeze it), the roasted garlic cloves (without skins), 1 tsp of lemon juice, 2 tbsp of olive oil,1 pinch of salt and blend to emulsify.

Peal and avocado and slice it, squeeze a little lemon juice on it.

To plate it: pile the roasted carrots and the avocado, followed by the rocket. Drizzle the dressing and finish with the crumb and carrot top chips.

Butter bean puree

Ingredients

  • 300gr cooked butter beans
  • 1 onion
  • 1 garlic clove
  • 1 pinch of cayenne pepper
  • 70ml of hot water
  • Sea salt
  • 1 tsp of ghee or olive oil

In a frying pan fry the onion and garlic with the ghee. Season it with the salt and the cayenne. Add the beans and the water. Allow it to boil for 10 minutes. You can leave as it is or blend for a smoother texture.

Advertisements

7 thoughts on “Salada de cenoura assada com crocante de laranja + Os “blogues vão à horta” / Roasted carrot salad with orange crumb + a very special weekend

  1. Que bonito Inês, vê-se mesmo que vieste de alma e coração cheio!
    Sorrisos e comida boa, em boa companhia, há lá coisa melhor?
    E esta tua salada parece-me perfeita, adoro essas cenouras coloridas e adorei teres usado a rama delas, eu uso sempre em sopas e risottos e agora deste mais uma ideia.
    Um beijinho menina linda.

    Liked by 1 person

    1. Nem mais Inês, comida boa, companhia boa, sítios bonitos e plim inspiração aos molhos 😀
      Sempre que arranjo cenoura com rama tento usar e desta vez lembrei-me que se calhar funcionava tipo kale chips e funcionou mesmo 😉
      um grande beijinho para ti querida Inês 🙂

      Like

  2. Fiquei de coração cheio ao ler a tua reportagem. Deixou-me uma misto de alegria e saudade. Tenho saudades tuas porra! A salada estava lindíssima e aposto que super saborosa. Tenho pena de não a ter provado contigo, teríamos muito tema de conversa. És um ser maravilhoso. :-*

    Liked by 1 person

    1. Aw que bom que gostaste do texto. Tentei mesmo passar um bocadinho da alegria que foi estar no evento. Temos de tratar do matar as saudades o mais breve possível!
      E muito obrigada 🙂 tu tens muita luz dentro Luísa 🙂 e é como aquela frase “your vibe atracts your tribe … é tão verdade, não é?
      Um beijinho

      Liked by 1 person

      1. 🙂 Assim espero porque a nossa mensagem deve e vai alcançar o maior numero de pessoas possível. Eu estou quase a fazer anos. Queria ir a Maria Granel. Se for aviso-te. Quem melhor que tu para me acompanhar??

        Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s